Onde está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil?
Reflexões sobre a formação docente dos professores de História
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1659Palabras clave:
Teoria da História, Ensino de História, Formação docenteResumen
Este artigo analisa as temáticas estudadas nas disciplinas de Teoria da História, ensinadas nos cursos de licenciatura em História das universidades federais do Brasil, para entender se o ensino de História se insere ou não entre as reflexões presentes nas disciplinas. Para tanto, utilizo as ementas de 49 componentes curriculares como opção metodológica para analisar o lugar ocupado pelo ensino de História como tema de interesse no debate promovido pelas disciplinas de Teoria da História e, dessa forma, entender quais temáticas são priorizadas e abordadas. As pesquisas sinalizam que as reflexões sobre Teoria da História nos cursos de licenciaturas têm ignorado o debate sobre o ensino de sua própria área.
Descargas
Citas
ÁVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo (org.). A História (in)disciplina. Vitória: Milfontes, 2019.
ÁVILA, Arthur Lima de. O que significa indisciplinar a História? In: ÁVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo (org.). A História (in)disciplina. Vitória: Milfontes, 2019. p. 19-52.
CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de história? Revista História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, 2015.
CAVALCANTI, Erinaldo. El lugar del aprendizaje histórico en la formación inicial de profesores de historia en la Amazonía brasileña. Areté. Revista Digital del Doctorado en Educación de la Universidad Central de Venezuela, Caracas, v. 6, n. 12, p. 183-201, 2020.
CAVALCANTI, Erinaldo. Ensino de história, livro didático e formação docente de professores de História no Brasil. Revista Enseñanza de las Ciencias Sociales, Barcelona, n. 18, p. 49-61, 2019.
CAVALCANTI, Erinaldo. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educar em Revista, Curitiba, v. 34,
n. 72, p. 249–267, nov./dez. 2018.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baia. As licenciaturas em História e a lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e192224, p. 1-39, 2018.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Escrita da história e ensino da história: tensões e paradoxos. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza e CONTIJO, Rebeca (org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009. p. 33-55.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. O ensino de História: entre história e memória. Pesquisa Prática Educacional, UFRRJ, 2011. Disponível em: http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/pesquisa-pratica-educacional/artigos/artigo1.pdf. Acesso em: 25 jan. 2018.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PENNA, Fernando Araujo. Ensino de história: saberes em lugar de fronteira. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, p. 191-211, 2011.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Desafios do ensino de História. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 79–93, 2008.
FREITAS, Itamar. Aprender e ensinar história nos anos finais da escolarização básica. Aracaju: Criação, 2014.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O mundo da informação e os novos espaços para o ensino de história. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Almir Felix Batista de (org.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: UFRN, 2008. p. 85-93.
OLIVEIRA, Maria da Glória. Historiografia, memória e ensino de História: percursos de uma reflexão. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 6, n. 13, p. 130-143, 2013. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/697.
Acesso em: 10 ago. 2021.
RICCI, Claudia Sapag. Historiador e/ou professor de história: a formação nos cursos de graduação de História. Revista História Hoje, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 107-135, 2015.
RODRIGUES, Mara Cristina de Matos. Ensino de teorias e metodologias nos cursos de graduação em história: sobre silêncio, poder e presença. In: ÁVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo (org.). A História (in)disciplina. Vitória: Milfontes, 2019. p. 149-210
RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 07-16, 2006.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Político-Pedagógico, História, 2010. Disponível em: http://www.his.unb.br/images/documentos/Novos_Projetos_Politicos_Pedagogicos/Licenciatura_Noturno_em_Histria.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto Político-Pedagógico, História, 2016. Disponível em: https://alunoweb.ufba.br/SiacWWW/ListaDisciplinasEmentaPublico.do?cdCurso=386120&nuPerCursoInicial=20161. Acesso em: 27 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Político-Pedagógico, História, 2014. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/dhistoria/images/PPC_Coordenacao_atualizado.pdf. Acesso em: 27 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projeto Político-Pedagógico, História, 2011. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-historia-bacharelado.pdf/at_download/file. Acesso em: 27 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Político-Pedagógico, História, 2019. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/108/o/PPC_Licenciatura_VERSAO_FINAL.pdf?1579881183. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Político-Pedagógico, História, 2009. Disponível em: http://sistemas.ufmt.br/ufmt.ppc/PlanoPedagogico/Download/131. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Político-Pedagógico, História, 2009. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/historia/Projeto%20Pedagogico%20do%20Curso%20de%20Historia.pdf/view. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Político-Pedagógico, História, 2013. Disponível em: https://www.ufpe.br/proacad/images/cursos_ufpe/historia_lic_1113.pdf. Acesso em: 27 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político-Pedagógico, História, 2013. Disponível em: http://www.historia.unir.br/uploads/47474747/arquivos/PPC%20-%20Historia%20-%20Licenciatura.pdf. Acesso em 27 nov. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Projeto Político-Pedagógico, História, 2012. Recuperado de: http://ufrr.br/historia/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=2&Itemid=201. Acesso em 27 nov. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Político-Pedagógico, História, 2007. Disponível em: https://graduacaohistoria.paginas.ufsc.br/files/2012/03/ppp.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Projeto Político-Pedagógico, História, 2019. Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/gua/images/Apoio_Pedagogico/Projetos_Pedagogicos/PPC_Hist%C3%B3ria_Licenciatura_2019.PDF. Acesso em 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Projeto Político-Pedagógico, História, 2016. Disponível em: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/curso/resumo_curriculo.jsf. Acesso em: 27 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Projeto Político-Pedagógico, História, 2013. Documento envido pela professora por correio eletrônico em 27 nov. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Projeto Político-Pedagógico, História, 2017. Recuperado de: http://www2.unifap.br/historia/files/2013/04/licenciaturahistoria.pdf. Acesso em 15 ago. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Projeto Político-Pedagógico, História, 2006. Disponível em: http://www.ufam.edu.br/attachments/article/382/curso%20de%20hist%C3%B3ria.pdf. Acesso em 15 ago. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto Político-Pedagógico, História, 2010. Disponível em: http://www.historia.ufc.br/admin/upload/Proj._Lice.pdf. Acesso em: 27 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Projeto Político-Pedagógico, História, 2009. http://www.historia.ufes.br/sites/historia.ufes.br/files/field/anexo/PPC%202009%20Curriculo%20663%20vers%C3%A3o%20digital%20Prograd.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto Político-Pedagógico, História, 2014. Recuperado de https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/curso/ppp_curso.jsf?lc=pt_BR&lc=pt_BR&id=85811. Acesso em: 15 ago. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Projeto Político-Pedagógico, História, 2015. Disponível em: https://prograd.ufms.br/files/2017/01/Hist%C3%B3ria-CCHS-c%C3%B3d.-52121.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Político-Pedagógico, História, 2011. Recuperado de: http://www.ufpa.br/historia/projeto%20pedag%C3%B3gico.PDF. Acesso em: 27 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Projeto Político-Pedagógico, História, 2017. Disponível em: http://www.humanas.ufpr.br/portal/historia/files/2018/08/projeto_pedag%C3%B3gico_licenciatura_definitivo.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Político-Pedagógico, História, 2011. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/cc/arquivos/files/historia_licen_noturno. PDF. Acesso em: 27 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico, História, 2018. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=111635057. Acesso em: 29 set. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Político-Pedagógico, História, 2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/deptohistoria/wp-content/uploads/2019/08/ppc-licenciatura.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Político-Pedagógico, História, 2011. Disponível em: http://download.uft.edu.br/?d=14edae36-efb0-4382-9da7-d8267c9e5cd9. Acesso em: 25 jul. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Erinaldo Vicente Cavalcanti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores son los poseedores de los derechos de autor de los manuscritos enviados. Se autoriza a la revista História da Historiografia: International Journal for Theory and History of Historiography la realización de la publicación del referido texto. Los datos, conceptos y opiniones presentados en los trabajos, así como la exactitud de las referencias documentales y bibliográficas, son de entera responsabilidad de los autores.
Este trabajo está licenciado con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.