Sobre a Revista

Missão

Abrigar, divulgar e incentivar a produção de conhecimento nos campos da teoria da história, da história da historiografia e afins no intuito de fomentar o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisa entre investigadores dessas áreas correlatas.

Histórico

História da Historiografia teve seu primeiro número lançado em 2008, enquanto fruto de uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2010, a revista é uma publicação da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). 

Lançada originalmente como um periódico semestral, em 2012 alterou sua periodicidade para quadrimestral. No ano de 2014, começou a atribuir Identificador de Objeto Digital (DOI) a todas as suas publicações. Foi nesse ano também que passou a contar com editores executivos vinculados a instituições brasileiras e estrangeiras de modo a ampliar a inserção internacional do periódico. Em 2019 foi incorporada na coleção Emerging Sources Citation Index do Web of Science.

Na sua primeira avaliação Qualis/Capes, no ano de 2010, História da Historiografia foi classificada no estrato B2 na área de História. Na avaliação seguinte, no ano de 2012,  subiu para o patamar B1. Desde 2013, figura no estrato A1 no sistema de avaliação da CAPES e também no Scopus.

Até 2019, História da Historiografia aceitava submissões de resenhas, entrevistas e textos e documentos historiográficos. Com o lançamento do projeto satélite HH Magazine  (https://hhmagazine.com.br/), essas seções foram abrigadas nesse novo espaço e o periódico passou a publicar exclusivamente artigos originais e de revisão, que passaram a contar com o ORCID dos autores. Como desdobramento desse projeto, surge também em 2019, o podcasts com autores e organizadores de dossiês (https://hhmagazine.com.br/category/podcasts/historia-da-historiografia/). 

Editada desde a sua criação exclusivamente on-line, História da Historiografia pode ser vista como um marco na consolidação dos campos da teoria da história e da história da historiografia no Brasil, na medida em que mobilizou pesquisadores associados para criar, promover e manter um espaço coletivo de diálogo disciplinar.

Foco e Escopo

História da Historiografia busca oferecer um espaço de convergência da produção crescente, em volume e qualidade, no campo da teoria e história da historiografia - por isso a vocação interinstitucional da revista. Afinal, foi em uma série de encontros, ocorridos ao longo dos anos e em diferentes cidades do Brasil, que se percebeu que o olhar reflexivo sobre a Historiografia não é tão insólito quanto se poderia imaginar. Claro: esta atividade reflexiva se expressa de várias maneiras, seja por meio da filosofia da história mais tradicional, seja pelo que dela mais se espera, ou seja, ponderações epistemológicas sobre o ofício do historiador e sobre os diferentes modos de se escrever história ao longo do tempo, no Brasil e no Ocidente como um todo. Os trabalhos que o leitor encontrará são tentativas de relembrar e elaborar as diferentes motivações que levaram os seres humanos a pensar e representar suas vidas historicamente. A História da Historiografia aqui debatida ultrapassa – embora não exclua – o debate historiográfico indispensável na discussão especializada e nos projetos de pesquisa; ela procurará, destarte, explorar a riqueza desse campo de pesquisa particular sem isolá-lo do conjunto maior do qual faz parte.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos passarão por uma pré-seleção do Conselho Executivo que avaliará sua pertinência com relação à temática do periódico. Uma vez aprovados na pré-seleção, serão encaminhados para pareceristas. 

Todos os artigos, recebidos espontaneamente ou a convite, serão analisados por, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc (duplo cego), que podem, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas da revista, recusar, sugerir modificações ou aprovar a submissão.

Os pareceres têm caráter sigiloso e, ao aceitar emitir o parecer, o avaliador deve atestar que não há conflito de interesses em relação ao texto que será avaliado. Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado ao Conselho Executivo o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. 

Por fim, informamos que o processo de avaliação demora, em média, quatro a seis meses, sendo que os autores terão o prazo de 4 semanas, a partir do envio da decisão editorial, para realizarem qualquer alteração solicitada no texto.

Periodicidade

Quadrimestral

O número referente ao intervalo janeiro-abril é publicado em abril.

O número referente ao intervalo maio-agosto é publicado em agosto.

O número referente a setembro-dezembro é publicado em dezembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretrizes para conflito de interesses

É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o autor deve declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 3: Metadados da Submissão, no campo Conflitos de interesse.

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. As contribuições de pessoas que são mencionadas nos agradecimentos por sua assistência na pesquisa devem ser descritas, e seu consentimento para publicação deve ser documentado.

Para que o corpo editorial possa melhor decidir sobre um manuscrito, é preciso saber sobre qualquer interesse competitivo que os autores possam ter. O objetivo não é eliminar esses interesses; eles são quase que inevitáveis. Manuscritos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses, mas deverá ser feita uma declaração de que há ou não conflito de interesses.

Os revisores devem, igualmente, revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não-qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado. Assim como no caso dos autores, se houver silêncio por parte dos revisores sobre conflitos potenciais, isso pode significar que tais conflitos existem e que não foram revelados ou que os conflitos não existem. Assim, solicita-se também aos revisores que forneçam declarações de interesses competitivos, os quais são utilizados para avaliar o valor dos relatórios dos pares.

Não havendo conflitos de interesse, basta transcrever e acrescentar tanto no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflitos de interesses para realização do presente estudo. As informações sobre conflitos de interesse dos autores serão inseridas ao final do artigo publicado.

Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Políticas contra o plágio

No sentido de garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que visam a incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos enfaticamente que autores e autoras, antes de submeterem textos para a revista, sigam os seguintes passos:

-Visitar o website do COPE (http://publicationethics.org), que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

- Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos e/ou analisados e interpretados de outras publicações, caso haja;

- Citar devida e obrigatoriamente qualquer conteúdo intelectual de outros autores em caso de sua revisão crítica;

- Indicar como autor apenas o(s) pesquisador(es) que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo;

- Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo;

- Incluir todos os autores nos critérios de autoria inédita do artigo.

Após a submissão, os Editores Executivos, em conjunto com a Secretaria da revista, realizarão os seguintes procedimentos:

- Solicitar, quando pertinente, explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto na produção do artigo;

 - Avaliação do manuscrito com o sistema Similarity Check, momento em que será analisado o seu conteúdo textual, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, textos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

- Solicitar ao(s) autor(es) explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos dessa avaliação.

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com os Editores Executivos e, se pertinente, o Conselho Editorial, decidir se o manuscrito será enviado para a revisão por pares. Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

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Política de publicação prévia

Diante da necessidade de um processo de comunicação transparente entre autores e leitores, a HH explicita a sua política de publicação prévia:

  • Todo artigo previamente publicado, na íntegra ou parcialmente, em revista, periódico, livro, anais de evento ou site da internet deverá ter a sua referência corretamente citada no campo Publicação Prévia do template;
  • A HH aceita submissões derivadas de trabalhos acadêmicos, tais como tese, dissertação, monografia e trabalhos apresentados como requisito para conclusão de disciplina. Nesses casos, o texto não é considerado publicação prévia. Contudo, os autores precisam declarar a origem do artigo no momento da submissão em Contexto da Pesquisa;  
  • A HH aceita artigos previamente depositado nos servidores preprint SciELO Preprints, SocArXic e Zenodo. Outros servidores serão analisados caso a caso pelo Editor-chefe. O texto previamente publicado no preprint  precisa ser corretamente citado no momento da submissão em Preprint.

 Recomendamos que os autores verifiquem se efetivamente detêm os direitos autorais do texto nos casos descritos acima.

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Normas regimentais

Normas Regimentais da revista