A representância do passado histórico em Paul Ricoeur: linguagem, narrativa, verdade .

Autores

  • Breno Mendes Professor substituto de Teoria e Metodologia da História na UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i19.912

Palavras-chave:

Paul Ricoeur, Representação, Verdade

Resumo

A representação do passado histórico na obra de Paul Ricoeur é o objeto desse artigo. O caminho escolhido para a investigação passa por conceitos correlatos ao tema, como linguagem, narrativa e verdade. Delinearemos de maneira mais precisa os contornos da representação historiadora em Ricoeur, sobretudo, a partir do neologismo representância, cunhado pelo filósofo, além de considerarmos a recepção de sua teoria entre alguns historiadores. Por fim, em nossas considerações finais, analisaremos as implicações dessa reflexão na noção de verdade histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Mendes, Professor substituto de Teoria e Metodologia da História na UFMG.

Doutorando em História pela UFMG. Desenvolve pesquisa sobre a questão do sentido da história na obra do filósofo francês Paul Ricoeur

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

MENDES, B. A representância do passado histórico em Paul Ricoeur: linguagem, narrativa, verdade . História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 8, n. 19, 2016. DOI: 10.15848/hh.v0i19.912. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/912. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo