História e integração regional: intelectuais, convênios e livros no Brasil e na Argentina nas primeiras décadas do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v0i18.865Palabras clave:
Escritura de la Historia, Intelectual, IdentidadResumen
O artigo analisa a reinterpretação da história desenvolvida no Brasil e na Argentina nas primeiras décadas do século XX, especialmente a partir da atuação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e da Junta de Historia y Numismática Americana. Objetivamos pensar os projetos de integração regional resultantes desses diálogos, suas características ideológicas, a reaproximação com as antigas metrópoles e o papel político-pragmático então assumido pela história. O trabalho relaciona os campos da história intelectual, da história das ideias políticas e da história da historiografia, embasando-se em ampla pesquisa realizada em arquivos brasileiros e argentinos, nos quais foram reunidos, entre outros materiais, documentos diplomáticos, correspondências e anais de congressos de história. Concluímos pela existência de uma revisão conjunta do olhar sobre o passado que possibilitava a ruptura com o isolamento historicamente presente nas relações entre o Brasil e os países vizinhos. Há aqui uma reconstrução identitária e a busca de alternativas pacíficas diante dos conflitos europeus.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores son los poseedores de los derechos de autor de los manuscritos enviados. Se autoriza a la revista História da Historiografia: International Journal for Theory and History of Historiography la realización de la publicación del referido texto. Los datos, conceptos y opiniones presentados en los trabajos, así como la exactitud de las referencias documentales y bibliográficas, son de entera responsabilidad de los autores.
Este trabajo está licenciado con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.