Uma noção de história em "A cidade e as serras" de Eça de Queirós

Autores/as

  • Giuliano Lellis Ito Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i18.809

Palabras clave:

Narrativas, Historia, Realismo

Resumen

Este artigo apresenta uma leitura da história inerente ao romance A cidade e as serras, de Eça de Queirós. Para isso, levaram-se em conta os procedimentos narrativos escolhidos pelo autor para compor seu livro e os indícios apresentados nos discursos de alguns personagens, buscando sempre entender quais elementos do pensamento histórico daquele período estavam elencados na produção do texto e como podiam nos ajudar a entender o sentido do romance. Diante de uma construção pouco positivista da História, pudemos apontar um posicionamento pautado por certa relativização da construção do discurso histórico, pois alguns procedimentos apontam para uma reflexão sobre a ideologia e a interpretação do passado centrado no homem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giuliano Lellis Ito Santos, Universidade de São Paulo

Doutor em Letras pela FFLCH-USP com a tese "A ideia de História em Eça de Queirós". Atualmente é professor de Literatura Portuguesa na FFLCH-USP.

Publicado

2015-09-14

Cómo citar

LELLIS ITO SANTOS, G. Uma noção de história em "A cidade e as serras" de Eça de Queirós. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 8, n. 18, 2015. DOI: 10.15848/hh.v0i18.809. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/809. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo