Notas sobre o nascimento da historiografia moderna no Japão da Era Meiji

Autores/as

  • Rômulo da Silva Ehalt Tokyo University of Foreign Studies Japan Society for the Promotion of Science

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i12.601

Palabras clave:

Historia de la historiografía, Japón, Cultura historica

Resumen

Este trabalho oferece um panorama sobre o processo de formação e desenvolvimento das ciências históricas no Japão durante o processo de abertura ao Ocidente na Era Meiji. O objetivo é refletir sobre processos específicos do caso japonês, como a “história das civilizações” de Fukuzawa Yukichi, a divisão da área em História Nacional (Kokushi), Oriental (Tōyōshi) e Ocidental (Seiyōshi) etc., a partir da história institucional dos locais de produção de história no país e de movimentos historiográficos japoneses oitocentistas. Para esta pesquisa foram levantadas fontes da época e consultada literatura secundária. O trabalho conclui chamando a atenção para a originalidade das interpretações da metodologia ocidental feitas no país durante o século XIX e a autocrítica entre historiadores japoneses em relação às ideologias do país existentes desde antes de sua abertura ao Ocidente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rômulo da Silva Ehalt, Tokyo University of Foreign Studies Japan Society for the Promotion of Science

Doutorando do Instituto de Estudos Globais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio e Research Fellow da Japan Society for the Promotion of Science.

Publicado

2013-09-03

Cómo citar

EHALT, R. da S. Notas sobre o nascimento da historiografia moderna no Japão da Era Meiji. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 6, n. 12, p. 119–136, 2013. DOI: 10.15848/hh.v0i12.601. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/601. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossier "Teoría de la Historia de la Historiografía"