Combates na história atlântica: a historiografia de Joseph E. Inikori

Autores/as

  • Gustavo Acioli Lopes UFPB

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i12.494

Palabras clave:

Joseph E. Inikori, Historiografía, Historia atlantica

Resumen

O presente artigo aborda a historiografia do nigeriano Joseph E. Inikori, destacando sua análise de três temas clássicos da história atlântica moderna: o aspecto quantitativo do tráfico transatlântico de escravos, o impacto do tráfico de escravos na África e a relação entre o capitalismo e a escravidão moderna. Apresentam-se os seus argumentos em contraposição a outras abordagens que aqui denominamos “revisionistas”, de forma a ressaltar os principais pontos de discordância que têm marcado os debates no campo referido e a posição de Inikori nele. Argumenta-se, enfim, que suas análises constituem uma tese mais ampla sobre a formação do mundo atlântico desde o séc. XVI até o advento da Revolução Industrial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Acioli Lopes, UFPB

Professor de História Econômica do Departamento de História da UFPB. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP.

Publicado

2012-11-16

Cómo citar

LOPES, G. A. Combates na história atlântica: a historiografia de Joseph E. Inikori. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 6, n. 12, p. 176–196, 2012. DOI: 10.15848/hh.v0i12.494. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/494. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo