Oliveira Martins e Afonso Arinos: regiões e tragicidades

Autores/as

  • José Adilçon Campigoto Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná.
  • Élio Cantalício Serpa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i10.443

Palabras clave:

Civilización, Hermenéutica, Regionalismo

Resumen

Nessa pesquisa sobre os temas região e tragicidade, em textos publicados em Portugal e no Brasil dos séculos XIX e XX, elegemos algumas obras de dois autores: Oliveira Martins e Afonso Arinos. O ferramental adotado para realizarmos essa investigação foi extraído do campo da hermenêutica filosófica, tentando-se perceber o movimento que estes intérpretes do Brasil e de Portugal realizaram em função de compreender a realidade. A obra História da civilização ibérica de autoria de Oliveira Martins e a coletânea intitulada como Notas do dia e o livro Lendas e tradições brasileiras escritas por Afonso Arinos serviram como fontes. Conclui-se, entre outras coisas, que a Península Ibérica é tomada, nesses textos, como totalidade (geográfica, histórica e espiritual), esquema transposto, em certa medida, para a escrita de Arinos sobre o Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Adilçon Campigoto, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná.

Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro). Autor do livro O MST em Santa Catarina: narrativa de um trabalhador rural. Blumenau: Edifurb, 2006. 

Élio Cantalício Serpa, Universidade Federal de Goiás

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador do CNPq. Co-organizador, entre outros livros, de Narrativas da Modernidade: história, memória e literatura. Uberlândia: EDUFU, 2011.

Publicado

2012-11-16

Cómo citar

CAMPIGOTO, J. A.; SERPA, Élio C. Oliveira Martins e Afonso Arinos: regiões e tragicidades. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 5, n. 10, p. 54–74, 2012. DOI: 10.15848/hh.v0i10.443. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/443. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Diálogos historiográficos: Brasil e Portugal”