Relatos de viagem sobre a América Hispânica: considerações sobre as obras historiográficas de Feliú Cruz e Estuardo Núñez

Autores/as

  • Stella Maris Scatena Franco Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i7.276

Palabras clave:

América Latina, Narrativas, Relatos de viajantes

Resumen

Este artigo aborda trabalhos de dois autores latino-americanos que se dedicaram a estudos de relatos de viagem sobre as Américas. São eles, o historiador chileno Guillermo Feliú Cruz (1900-1973) e o crítico literário e historiador peruano Estuardo Núñez (1908). Eles estão entre os primeiros, na América Latina, a compilar e inventariar com maior sistematicidade essa documentação, de maneira a propor classificações e abordagens. Seus trabalhos, ainda que seminais, apresentam perspectivas que são questionadas nas reflexões de autores contemporâneos que lidam com as mesmas fontes. O fato de se nortearem pela crença de que tais documentos reproduzem fidedignamente a realidade os atrela a uma concepção dominante no passado, mas hoje considerada limitada e insatisfatória. Tal enfoque é explorado neste artigo, que também apresenta as singularidades e aspectos em comum entre esses dois autores no que se refere aos usos dos relatos como fontes documentais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stella Maris Scatena Franco, Universidade Federal de São Paulo

Professora de História da América da Universidade Federal de São Paulo

Publicado

2011-10-01

Cómo citar

SCATENA FRANCO, S. M. Relatos de viagem sobre a América Hispânica: considerações sobre as obras historiográficas de Feliú Cruz e Estuardo Núñez. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 4, n. 7, p. 157–172, 2011. DOI: 10.15848/hh.v0i7.276. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/276. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Historiografia na América Espanhola”