Filosofia da existência, existencialismo e o problema do sentido na filosofia da história de Paul Ricoeur

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v13i33.1563

Palabras clave:

Filosofía de la Historia, Sentido, Paul Ricoeur

Resumen

O problema do sentido na filosofia da história de Paul Ricoeur é o tema central deste trabalho. A interpretação é desenvolvida a partir da hipótese segundo a qual existiria uma dialética entre existência e linguagem na constituição de sentido. O caminho escolhido para a investigação foi a leitura estratégica de obras que recobrem a primeira parte da trajetória filosófica do autor. Nesse sentido, focalizamos a leitura de Ricoeur sobre a filosofia da existência de Karl Jaspers e o seu contraponto com o existencialismo de Sartre. Durante toda a pesquisa procuramos compreender os contornos da compreensão de Ricoeur sobre a dialética entre ontologia e epistemologia presente na filosofia da história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Breno Mendes, Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Profesosr Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua na área de Ensino de História e Teoria e Filosofia da História.

Publicado

2020-08-08

Cómo citar

MENDES, B. Filosofia da existência, existencialismo e o problema do sentido na filosofia da história de Paul Ricoeur. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 13, n. 33, p. 431–465, 2020. DOI: 10.15848/hh.v13i33.1563. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1563. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo