Tempo Presente: entre operações e tramas

Autores/as

  • Reinaldo Lindolfo Lohn Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) http://orcid.org/0000-0002-7902-2733
  • Emerson Cesar de Campos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i24.1176

Palabras clave:

Historia del tiempo presente, Temporalidades, Historiografía

Resumen

O foco deste artigo está em apresentar um quadro das discussões operadas nas últimas três décadas acerca das noções de tempo e de presente em sua junção naquilo que vem sendo chamado de História do Tempo Presente. A elaboração do texto buscou aproximações com a reflexão historiográfica que entende a História do Tempo Presente como o estudo do tempo histórico vivido. As operações e as tramas que envolveram sua constituição acadêmica são o pano de fundo para discutir as redefinições no campo historiográfico acerca das temporalidades e das periodizações. Trata‑se de estudo conduzido em função da problemática proposta pela História do Tempo Presente, destacando sua emergência como parte de uma trajetória que não é estranha às experiências sociais aos movimentos historiográficos das últimas décadas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo Lindolfo Lohn, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em História (UFRGS). Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Emerson Cesar de Campos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em História (UFSC). Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Publicado

2017-10-31

Cómo citar

LOHN, R. L.; CAMPOS, E. C. de. Tempo Presente: entre operações e tramas. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 10, n. 24, 2017. DOI: 10.15848/hh.v0i24.1176. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1176. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo