As regras por detrás do jogo: a operação historiográfica de Michel de Certeau na obra de Wlamyra R. Albuquerque

Autores/as

  • Rômulo Gonçalves Bittencourt Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i23.1127

Palabras clave:

Narrativa historiográfica, Michel de Certeau, Discurso

Resumen

O presente artigo se propõe a aplicar a matriz de Michel de Certeau a uma obra historiográfica, O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil, de Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, de modo a mapear os três elementos componentes da operação historiográfica: lugar social, as práticas e a escrita. Através da análise dos elementos sobre os quais o discurso não fala será demonstrado o nível de participação do historiador no processo de efetivação da pesquisa acadêmica. Desse procedimento resulta a possibilidade de controlar em toda extensão o discurso histórico produzido, ratificando o caráter cientifico do conhecimento histórico, além de promover reflexões atuais sobre questões históricas.       

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rômulo Gonçalves Bittencourt, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia(2005) e especialização em Direito Constitucional pela Universidade Federal da Bahia(2007). Graduando em História pela Universidade Federal da Bahia

Publicado

2017-07-04

Cómo citar

BITTENCOURT, R. G. As regras por detrás do jogo: a operação historiográfica de Michel de Certeau na obra de Wlamyra R. Albuquerque. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 10, n. 23, 2017. DOI: 10.15848/hh.v0i23.1127. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1127. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigo