Combates na história atlântica: a historiografia de Joseph E. Inikori

  • Gustavo Acioli Lopes UFPB
Palavras-chave: Joseph E. Inikori, Historiografia, História atlântica

Resumo

O presente artigo aborda a historiografia do nigeriano Joseph E. Inikori, destacando sua análise de três temas clássicos da história atlântica moderna: o aspecto quantitativo do tráfico transatlântico de escravos, o impacto do tráfico de escravos na África e a relação entre o capitalismo e a escravidão moderna. Apresentam-se os seus argumentos em contraposição a outras abordagens que aqui denominamos “revisionistas”, de forma a ressaltar os principais pontos de discordância que têm marcado os debates no campo referido e a posição de Inikori nele. Argumenta-se, enfim, que suas análises constituem uma tese mais ampla sobre a formação do mundo atlântico desde o séc. XVI até o advento da Revolução Industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Acioli Lopes, UFPB
Professor de História Econômica do Departamento de História da UFPB. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP.
Publicado
2012-11-16
Como Citar
LOPES, G. A. Combates na história atlântica: a historiografia de Joseph E. Inikori. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 6, n. 12, p. 176-196, 16 nov. 2012.
Seção
Artigo