Relatos de viagem sobre a América Hispânica: considerações sobre as obras historiográficas de Feliú Cruz e Estuardo Núñez

Autores

  • Stella Maris Scatena Franco Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i7.276

Palavras-chave:

América Latina, Narrativas, Relatos de viajantes

Resumo

Este artigo aborda trabalhos de dois autores latino-americanos que se dedicaram a estudos de relatos de viagem sobre as Américas. São eles, o historiador chileno Guillermo Feliú Cruz (1900-1973) e o crítico literário e historiador peruano Estuardo Núñez (1908). Eles estão entre os primeiros, na América Latina, a compilar e inventariar com maior sistematicidade essa documentação, de maneira a propor classificações e abordagens. Seus trabalhos, ainda que seminais, apresentam perspectivas que são questionadas nas reflexões de autores contemporâneos que lidam com as mesmas fontes. O fato de se nortearem pela crença de que tais documentos reproduzem fidedignamente a realidade os atrela a uma concepção dominante no passado, mas hoje considerada limitada e insatisfatória. Tal enfoque é explorado neste artigo, que também apresenta as singularidades e aspectos em comum entre esses dois autores no que se refere aos usos dos relatos como fontes documentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Maris Scatena Franco, Universidade Federal de São Paulo

Professora de História da América da Universidade Federal de São Paulo

Downloads

Publicado

2011-10-01

Como Citar

SCATENA FRANCO, S. M. Relatos de viagem sobre a América Hispânica: considerações sobre as obras historiográficas de Feliú Cruz e Estuardo Núñez. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 4, n. 7, p. 157–172, 2011. DOI: 10.15848/hh.v0i7.276. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/276. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê “Historiografia na América Espanhola”