Clio no espelho
um estado da arte sobre a história dos cursos superiores de História no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v14i37.1736Palavras-chave:
Historiografia, Ensino superior, Cursos de HistóriaResumo
Este artigo se propõe a analisar o estado da arte sobre a história dos cursos superiores de História no Brasil. Listo trabalhos entre os anos 1999 e 2021 e os analiso em termos de: estrutura da narrativa; problemática selecionada; fontes; e referências teórico-metodológicas. Concluo com a importância desses tipos de trabalhos para a memória profissional da área e para a história da historiografia brasileira; e por outro lado, com os desafios dos trabalhos que são: aprofundar o uso e a interrogação sobre fontes pertencentes ao âmbito da sala de aula universitária, além da necessidade de problematizar a narrativa evolucionista originada pela opção que a explicação linear da origem dos cursos ocasiona.
Downloads
Referências
ANDRADE, Roberto. Construindo Discursos e Compartilhando Memórias: a década de 70 e a formação de professores de História na Universidade Estadual de Londrina. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação/UEL, Londrina, 2008.
BENFICA, Tiago. História e Universidade: a institucionalização do campo histórico na Universidade Estadual de Mato Grosso/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1968-1990). 2016. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História, FCH/UFGD, Grande Dourados, 2016.
BEZERRA, Francisco. O Ensino Superior de História na Paraíba (1952-1974): aspectos acadêmicos e institucionais. 2007. Dissertação (Mestrado em História). PPGHIS/UFPB, João Pessoa 2007.
BORGES, Simone. Os Cursos de História da Universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás: um olhar histórico. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação/UFG, Goiânia, 2006.
CARVALHO, Silvana. A Formação do Professor de História na Faculdade de Filosofia da Universidade Estadual de Ponta Grossa de 1950 A 1970: propostas curriculares e memórias docentes. 2010. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA, Belém, 2010.
CIAMPI, Helenice. A História Pensada e Ensinada: da geração das certezas à geração das incertezas. São Paulo: Educ, 2000.
COSTA, Aryana. De um Curso d’Água a Outro: memória e disciplinarização do saber histórico na formação dos primeiros professores no curso de História da USP. 2018. Tese (Doutorado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social/UFRJ, Rio de Janeiro, 2018.
COSTA, Aryana e BEZERRA, Alana. O Curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN): institucionalização e primeiras estruturas curriculares (1967-1978). Revista de História da UEG, Morrinhos, v. 10, n. 1, p. 1-22, 2021.
ERBERELI JUNIOR, Otávio. A trajetória intelectual de Alice Piffer Canabrava: um ofício como sacerdócio (1935-1997). 2019. Tese (Doutorado em História Econômica). Programa de Pós-Graduação em História Econômica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
FALCON, Francisco. A Identidade do Historiador. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 7-30, 1996.
FALCON, Francisco. A Cadeira de História Moderna e Contemporânea e o ensino e a pesquisa históricas na FNFi-UB. In: MATTOS, Ilmar (org.). História do Ensino da História no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. p. 111-134.
FAGUNDES, Bruno. O Auge da História: história do curso de História da Universidade Federal do Paraná. São Paulo: Ed. Letra e Voz, 2019.
FENELON, Déa Ribeiro. A Formação do Profissional de História e a Realidade do Ensino. Revista Projeto História, São Paulo, n. 2, p.7-19, 1982.
FERREIRA, Marieta. M. A História como Ofício: a constituição de um campo disciplinar. RJ: FGV, 2013a.
FERREIRA, Marieta. Os professores franceses e o ensino da História no Rio de Janeiro nos anos 30. In: MAIO, Marcos Chor; BÔAS, Glaucia Villas (org.). Ideais de Modernidade e Sociologia no Brasil: Ensaios sobre Luiz de Aguir Costa Pinto. 1ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRS, 1999. v. 1, p. 277-300.
FERREIRA, Marieta. O ensino da história na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 611-636, abr./jun. 2012.
FERREIRA, Marieta. O lado escuro da força: a ditadura militar e o curso de história da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (FNFi/UB) 45-64. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 6, n. 11, p. 45-64, abr. 2013b. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/572. Acesso em: 22 out. 2021.
FERREIRA, Marieta. Os desafios da profissionalização do ensino de História: duas trajetórias de professores universitários. In: ALMEIDA, Marta; VERGARA, Moema (org.). Ciência, história e historiografia. São Paulo: Via Lettera, 2008a. p. 175-189.
FERREIRA, Marieta. Perfis e trajetórias dos professores universitários do curso de História no Rio de Janeiro. In: OLIVEIRA, Antônio José Barbosa de (org.). Universidade e Lugares de Memória. 1 ed. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008b. v. 1, p. 235-268.
FREITAS, Itamar. A “Velha” História Francesa no Ensino Superior: o exemplo de Afonso de Escragnolle Taunay na Faculdade Livre de Filosofia e Letras de São Paulo. In: FREITAS, Itamar. Histórias do ensino de história no Brasil. São Cristóvão: Editora da UFS, 2006. v. 1, p. 29-50.
FREITAS, Itamar. Histórias do ensino de história no Brasil. São Cristóvão: Editora da UFS, 2006. v. 1.
FREITAS, Itamar. Histórias do Ensino de História no Brasil. São Cristóvão: Editora da UFS, 2010. v. 2.
GALENO, Nayara. Delgado de Carvalho e o Ensino da História: livros didáticos em tempos de reformas educacionais (1931-1946). 2009. Dissertação (Mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social/UFRJ, Rio de Janeiro, 2009.
GRIBAUDI, Maurizio. Escala, Pertinência, Configuração. In.: REVEL, Jacques (org.). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998. p. 121-150.
GUIMARÃES, Lúcia P. Da Escola Palatina ao Silogeu: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1889-1938. Rio de Janeiro: Museu da República, 2007.
IGLÉSIAS, Francisco. A pesquisa histórica no Brasil. Revista de História, São Paulo, n. 43, v. 88, p. 373-415, 1971.
LIBLIK, Carmem. Uma História Toda Sua: trajetórias de historiadoras brasileiras (1934-1990). 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em História/UFPR, Paraná, 2017.
MACHADO, Daiane. Por uma “Ciência Histórica”: o percurso intelectual de Cecília Westphalen, 1950-1998. 2016. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História/UNESP, Assis, 2016.
MORAES, José Geraldo Vinci de. e REGO, José Márcio. Conversas com Historiadores Brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2002.
NASCIMENTO, Thiago. A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização. Revista História Hoje, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 265-304, 2014.
NASCIMENTO, Thiago. Licenciatura curta em Estudos Sociais no Brasil: sua trajetória na Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ (1973-1987). 2012. Dissertação (Mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP-UERJ. São Gonçalo/RJ, 2012.
NASCIMENTO, Sérgio. A Formação de Professores no Curso de História da Universidade Federal do Pará: uma análise do projeto político-pedagógico. Dissertação (Mestrado em Educação). Programação de Pós-Graduação em Educação/UFPA, Belém, 2008.
OLIVEIRA, João Paulo. Disciplinas, docentes e conteúdos: itinerários da história na Faculdade Católica de filosofia de Sergipe (1951-1962). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS, Aracaju, 2011.
PAULA, Eurípedes. A História e o seu Ensino na Faculdade. Revista de História, São Paulo, n. 160, p. 75-84, 2009 [1949].
PEREIRA, Ludmila. O Historiador e o Agente da História: os embates políticos travados no curso de História da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1959-1969). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História/UFF, Niterói, 2010.
PORTO, Ana. O Curso de História na Universidade Federal de Alagoas: dos primórdios à sua consolidação (1952-1979). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação/UFAL, Maceió, 2009.
RASSI, Marcos. Uma Canção Inacabada: formação de professores de História: a experiência da FEPAM (1970-2001). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação/UFU, Uberlândia, 2006.
REIS, Artur César Ferreira et al. O Ensino da História no Brasil. México: Instituto Panamericano de Geografia e História, 1953.
RICCI, Cláudia. A Formação do Professor e o Ensino de História: espaços e dimensões de práticas educativas (Belo Horizonte, 1980/2003). 2003. Tese (Doutorado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social/USP, São Paulo, 2003.
RODRIGUES, Lidiane. A Produção Social do Marxismo Universitário em São Paulo: Mestres, Discípulos e um Seminário. (1958-1978). 2012. Tese (Doutorado em História Social). PPGHIS/USP, São Paulo, 2012.
RODRIGUES, Mara Cristina de Matos. A institucionalização da formação superior em história: o curso de geografia e história da UPA/UFRGS, 1943 a 1950. 2002. Dissertação (Mestrado em História). PPGH/UFRGS, Porto Alegre, 2002.
ROIZ, Diogo. Os caminhos (da escrita) da história e os descaminhos de seu ensino. Curitiba/PR: Appris, 2012.
SANTOS, Alessandra. A Universidade, a História e o Historiador: o itinerário intelectual de Francisco Iglésias. 2013. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História/UFMG, Belo Horizonte, 2013.
SILVA, Célia. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa/Universidade Estadual de Ponta Grossa: 50 Anos Do Curso De História. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPG, Ponta Grossa, 2002.
SILVA, Célia Santana. Memórias em Disputa: o processo de interiorização dos cursos de licenciatura em História na Bahia (1980-2002). Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História/UDESC, Florianópolis, 2018.
SILVA, Isaide Bandeira da. Um fazer diferente gera o que pensar: a prática de ensino em História. 2004. Dissertação (Mestrado em História). PPGH/UFC, Fortaleza, 2004.
SILVA, Norma. Institucionalização do Ensino Superior de História e Profissionalização Docente no Interior do Brasil: Araguaína, TO (1985-2002). 2011. Tese (Doutorado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social/UFRJ, Rio de Janeiro, 2011.
SILVA, Renata Augusta. A Quem Cabe Formar o Professor de História? Os caminhos e debates em torno da construção de um ethos de formação. 2019. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História/UNIRIO, Rio de Janeiro, 2019.
TITO, Roniglese. A Institucionalização do Ensino Superior de História em Porto Nacional, Tocantins (1963–2002). 2011. Tese (Doutorado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social/UFRJ, Rio de Janeiro, 2011.
VIANA, Eremildo. O Ensino de História Geral no Curso Superior. In: REIS, Artur César Ferreira. O ensino da História no Brasil. México: Instituto Panamericano de Geografia e Historia/Comission de Historia, 1953. p. 69-76.
WESTPHALEN, Cecília. Comentários. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS BRASILEIROS, I, 1972, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros/USP, 1972. v. 2, p. 36-43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aryana Lima Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio de manuscrito para a revista garante aos seus autores a manutenção dos direitos autorais sobre o mesmo e autoria que a revista realize a primeira publicação do texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.