Disciplina e experiência

construindo uma comunidade de escuta na teoria e no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1710

Palavras-chave:

Experiência, Ensino de história, Walter Benjamin

Resumo

A consolidação da história como uma disciplina na tradição ocidental foi responsável pela constituição de métodos, teorias e protocolos que buscavam afirmar seu caráter científico. Essa configuração da história científica no século XIX teve outras consequências como a instituição de mecanismos de controle da produção de conhecimento, bem como o fortalecimento de uma imagem pretensamente universal da humanidade como seu produtor autorizado. Pretendo refletir sobre o caráter disciplinar da história a partir de teorização acerca do conceito de experiência, que será considerado a partir das obras de Walter Benjamin, Judith Butler e Nelly Richard. Para tal, será analisada a importância dos relatos de experiência para a constituição de uma comunidade de escuta, a fim de pensar sua pertinência para as aulas de história e as narrativas historiográficas não hegemônicas. Em seguida, refletiremos sobre a historicidade do conceito de lugar de fala e as consequências ético-políticas das diferentes maneiras de experimentar o passado.

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Biografia do Autor

Géssica Guimarães, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Géssica Guimarães é professora Adjunta de Teoria da História e História da Historiografia e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2012). Pesquisadora da COMUM-UERJ e do NUBHES-UERJ. Atua nas áreas da Teoria da História, História da Historiografia e Ensino de História. Tem desenvolvido pesquisas sobre a experiência de tempo no Brasil da década de 1950 e sobre a teoria de gênero e o ensino de história, ambas as pesquisas recebem fomento da FAPERJ. É uma das organizadoras do livro Conversas sobre o Brasil: ensaios de crítica histórica e Diante da Crise: Teoria, História da Historiografia e Ensino de História hoje.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

GUIMARÃES, G. . Disciplina e experiência: construindo uma comunidade de escuta na teoria e no ensino de história. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 36, p. 373–401, 2021. DOI: 10.15848/hh.v14i36.1710. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1710. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História como (In)disciplina