Entre golpes e dispositivos: Foucault, Certeau e a constituição dos sujeitos

Autores/as

  • André Bocchetti Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i18.921

Palabras clave:

Discurso, Michel de Certeau, Michel Foucault

Resumen

A análise procura aproximações e distanciamentos entre alguns dos principais conceitos abordados por Michel de Certeau e Michel Foucault, construindo uma proposta que os aproxime no estudo da constituição dos sujeitos. Foi considerada a obra A invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer observada a partir de contribuições de Foucault associadas à análise do discurso e à constituição moral do sujeito. As discussões apontam para uma analítica na qual discursos e práticas cotidianas são contemplados, criando reposicionamentos nos jogos de verdade constituídos a partir das produções estratégicas e táticas. Mecanismos de governo passam a ser analisados em sua capacidade de “apropriação” dos saberes locais. Os objetos constituídos nas relações de poder (instituições, mecanismos, discursos) – e não apenas seus usos – são considerados na medida em que interferem na utilização dos saberes socialmente constituídos. A partir de tais contribuições, apresenta-se uma proposta analítica que encontra nas práticas cotidianas e discursivas suas bases.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2015-09-14

Cómo citar

BOCCHETTI, A. Entre golpes e dispositivos: Foucault, Certeau e a constituição dos sujeitos. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 8, n. 18, 2015. DOI: 10.15848/hh.v0i18.921. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/921. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo