Quem escreve sobre história do Brasil na Alemanha?

  • René E. Gertz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Alemanha, História do Brasil, Historiografia alemã

Resumo

Após ter publicado, em 1995, um levantamento da produção sobre história do Brasil na Alemanha no período de 1980 a 1995, busco neste artigo retomar o tema, concentrando, agora, a atenção nos anos de 1995 a 2014. Como da vez anterior, esta é uma tentativa de avaliar o interesse de pesquisadores alemães pelo tema. Para tanto, fiz um arrolamento dos principais centros universitários que se dedicam a estudos sobre a América Latina, e busquei examinar que importância se atribui neles a temas da história brasileira, estabelecendo, na medida do possível, comparações com o interesse dedicado à história de outros países do subcontinente. Os dados mostraram que, apesar de um claro aumento de interesse em ao menos uma universidade, a situação não se modificou de forma substancial em relação ao período anterior. Mesmo assim, foi possível registrar algumas produções acadêmicas relevantes, cobrindo um leque diversificado de aspectos da história brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

René E. Gertz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduado em História pela UNISINOS (1974), mestre em Ciência Política pela UFRGS (1977), doutor em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim (1980)
Publicado
2015-09-14
Como Citar
GERTZ, R. E. Quem escreve sobre história do Brasil na Alemanha?. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 8, n. 18, 14 set. 2015.
Seção
Artigo