Problematização das relações entre História e Literatura na historiografia portuguesa actual: alguns exemplos

  • Nuno Bessa Moreira "Faculdade de Letras do Porto" (FLUP) "Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória"(CITCEM)
Palavras-chave: Historiografia portuguesa, Pós-modernismo, História narrativa

Resumo

Este artigo trata o tema da narrativa historiográfica, relacionando-o com a literatura, desde os anos 1980, e na virada do século XX para o XXI, em Portugal - assunto escassamente abordado. Situamo-nos numa História da Historiografia comparativa, salvaguardando um enquadramento sintético da evolução desta área durante o século XX, considerando-se uma perspectiva internacional da História Narrativa. Serão analisados três textos específicos, da autoria de Fátima Bonifácio, Rui Bebiano e Luís Adão da Fonseca. Projetando conclusões, defende-se que a História Narrativa não alberga uma realidade una e homogénea. Enquanto Maria de Fátima Bonifácio parece pugnar pelo retorno da velha História, Rui Bebiano entende-a como poética, sem abdicar do rigor na pesquisa de fontes. Luís Adão da Fonseca defende a manutenção da história científica, mas considera que esta deve se conjugar com um estilo literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nuno Bessa Moreira, "Faculdade de Letras do Porto" (FLUP) "Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória"(CITCEM)
Nuno Bessa Moreira nasceu no Porto em Agosto de 1976.Concluiu o curso de História - Ramo de ensino, no ano de 1999.Entretanto, leccionou em algumas escolas do ensino secundário. No ano de 2004 terminou a Dissertação de Mestrado intitulada Cardeal D. Henrique (1539-1578): um pensamento em acção. Em Fevereiro de 2013 defendeu provas públicas de doutoramento com a dissertação: A Revista de História(1912-1928): uma proposta de análise histórico-historiográfica, orientada pelo Senhor Professor Doutor Armando Luís de Carvalho Homem. Actualmente encontra-se inscrito no Pós-Doutoramento em História na FLUP e está a desenvolver um projecto intitulado: Vitorino Magalhães Godinho: Relfexões em torno do discurso historiográfico, igualmente sob orientação do Professor Carvalho Homem. O autor trabalha sobretudo no âmbito da História da Historiografia e da História Contemporânea.
Publicado
2015-04-29
Como Citar
MOREIRA, N. B. Problematização das relações entre História e Literatura na historiografia portuguesa actual: alguns exemplos. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 8, n. 17, 29 abr. 2015.
Seção
Artigo