Patria Suave: uma análise das obras de divulgação sobre a história do México publicadas durante as comemorações do Bicentenário

Autores

  • Luis Guilherme Assis Kalil Universidade Estadual de Campinas
  • Caio Pedrosa da Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i17.776

Palavras-chave:

História da América, Historiografia, México

Resumo

Em 2010, o México organizou uma longa série de cerimônias públicas, vídeos, músicas e discursos em comemoração ao Bicentenário de sua Independência e ao Centenário da Revolução Mexicana. O objetivo do presente artigo é analisar de que maneiras determinadas obras de divulgação sobre a história mexicana publicadas durante as celebrações representaram o passado mexicano a partir de dois eixos centrais: o período pré-colombiano e a Revolução Mexicana. Devido à profusão de discursos produzidos no período, centraremos nossa atenção nas obras voltadas ao público não especializado que alcançaram as maiores tiragens dentre as que foram organizadas durante as comemorações do Bicentenário ou mesmo como parte delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

KALIL, L. G. A.; DA SILVA, C. P. Patria Suave: uma análise das obras de divulgação sobre a história do México publicadas durante as comemorações do Bicentenário. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 8, n. 17, 2015. DOI: 10.15848/hh.v0i17.776. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/776. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Artigo