Pintura de uma paisagem

A importância do método crítico na renovação dos estudos católicos em Portugal: o caso de Luís António Verney

Breno Ferraz Leal Ferreira

Resumo


No presente artigo, pretende-se tratar da obra Verdadeiro método de estudar (1746), de Luís António Verney (1713-1792), como uma proposta de renovação dos estudos católicos em Portugal baseada no método crítico. Após passarmos em revista o desenvolvimento do método crítico nos séculos XVII e XVIII, identificando alguns de seus desdobramentos na França, Itália e Portugal, inseriremos a obra de Verney no contexto intelectual italiano, onde o autor viveu desde 1736. Em seguida, mostraremos como a proposta do autor girava em torno da ideia de se conciliar a filosofia moderna com a teologia dogmática. Para ele, a teologia escolástica adotada pela Companhia de Jesus nos colégios e universidades portugueses não servia para o que deveria ser o principal empenho de teólogos e filósofos: defender a religião católica satisfatoriamente contra a heterodoxia religiosa.


Palavras-chave


Luís António Verney; Método crítico; Catolicismo

Texto completo:

226-243


DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i17.774

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