Nikolai G. Tchernichévski: contribuição à filosofia da história na Rússia do século XIX

  • Camilo José Teixeira Lima Domingues Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF)
Palavras-chave: Filosofia da história, Materialismo histórico, Historiografia do século XIX

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e sistematizar as contribuições do escritor e jornalista revolucionário russo Nikolai Gavrílovitch Tchernichévski (1828-1889) à filosofia da história. Para tanto, partir-se-á de três obras filosóficas do autor tomadas como referência: “O princípio antropológico na filosofia”, “O caráter do conhecimento humano” e “As relações estéticas da arte com a realidade”. A partir da primeira obra, será analisado o debate acerca dos postulados das assim chamadas ciências exatas e ciências morais, vigente à época (1860) e motivo de controvérsias e discussões filosóficas até os dias de hoje. Em “O caráter do conhecimento humano” serão analisados e discutidos o papel que o autor confere à história e a sua concepção de desenvolvimento histórico. O terceiro ensaio do autor servirá à discussão da história como representação. Ao final, evidencia-se a marcante influência da filosofia feuerbachiana na obra de Tchernichévski e é elaborado o esboço de uma possível filosofia da história tchernichevskiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo José Teixeira Lima Domingues, Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF)

Camilo Domingues é graduado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é mestrando e integra o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo a pesquisa: Nikolai Gavrilovich Chernyshevsky e a intelligentsia russa: filosofia, arte e revolução na segunda metade do século XIX, sob a orientação do Prof. Dr. Daniel Aarão Reis Filho. Áreas de interesse: Estética, História, Marxismo.

Publicado
2013-12-26
Como Citar
DOMINGUES, C. J. T. L. Nikolai G. Tchernichévski: contribuição à filosofia da história na Rússia do século XIX. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 7, n. 15, p. 107-123, 26 dez. 2013.
Seção
Artigo