O debate entre Hans-Georg Gadamer e Reinhart Koselleck a respeito do conhecimento histórico: entre tradição e objetividade

Autores

  • Luisa Rauter Pereira Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i7.240

Palavras-chave:

Gadamer, Historiografia alemã, História dos conceitos

Resumo

O artigo analisa o debate travado pelo Historiador Reinhart Koselleck e o filósofo Hans-Georg Gadamer a respeito do conhecimento histórico. Investigamos as origens comuns do pensamento dos dois autores, localizadas no solo aberto pela filosofia de Hans Gorg Gadamer e nas questões comuns do contexto sócio-intelectual em que ambos produziram suas obras. Num segundo momento, analisamos as suas diferentes visões e interpretações sobre o conhecimento histórico e o vigoroso debate travado entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Rauter Pereira, Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ)

Doutora em Ciências Humanas: Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (antigo IUPERJ) com estágio na École Normale Supérièure, Lettres et Sciences Humaines na cidade de Lyon, França. Atua nas áreas de teoria e metodologia da história e história das linguagens e conceitos políticos no Brasil oitocentista. Possui mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), tendo defendido dissertação na área de Teoria e Metodologia da História. É Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluninense (2001). Atuou com professora Substituta na área de Teoria e Metodologia da História no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense nos anos de 2005 e 2007. É atualmente professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia. É membro do Grupo de Pesquisa em História dos Conceitos e teoria Política e Social (CNPq) e do projeto internacional Iberconceptos: Proyecto y Red de Investigación en Historia Conceptual Comparada del Mundo Iberoamericano. Participou como autora, do livro Léxico da História dos Conceitos Políticos do Brasil da editora UFMG e do Diccionário Politico y Social Iberoamericano.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

RAUTER PEREIRA, L. O debate entre Hans-Georg Gadamer e Reinhart Koselleck a respeito do conhecimento histórico: entre tradição e objetividade. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 4, n. 7, p. 245–265, 2011. DOI: 10.15848/hh.v0i7.240. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/240. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Artigo