Rebeldia disciplinada?
Introdução à ‘História como (in)disciplina’
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1867Palavras-chave:
História, Disciplina, IndisciplinaDownloads
Referências
ABBOTT, Andrew. Chaos of disciplines. Chicago: University Chicago Press, 2001.
ABBOTT, Andrew. Department and discipline. Chicago Sociology at one hundred. Chicago: University Chicago Press, 1999.
ARMITAGE, David; GULDI, Jo. The History Manifesto. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
ÁVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Milfontes, 2019.
ÁVILA, Arthur Lima de. A História no Labirinto do Presente: notas sobre a crise de produção, reprodução e legitimação da historiografia disciplinada contemporânea, texto inédito [cedido pelo autor], 2021.
BENTIVOGLIO, Júlio. Apresentação. In: BENTIVOGLIO, Júlio e TOZZI, Verónica (org.). Do passado histórico ao passado prático: 40 anos de Meta-história. Serra: Milfontes, 2017. p. 7-10.
BEVERNAGE, Berber; LORENZ, Chris. Breaking up time. Negotiating the borders between present, past and future. Storia della Storiografia, Pisa, v. 63, n. 1, pp. 31-50, 2013.
BEVERNAGE, Berber. ‘A passeidade do passado’: reflexões sobre a política da historicização e a crise da passeidade historicista. Revista de Teoria da História, n. 24, v. 1, p. 21-39, 2021.
BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Paris: Minuit, 1984.
BRUN, Eric. Interdisciplinary in French social sciences scientific journals. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, p. 867-894, 2017.
CHARLE, Christophe. Du bon usage des divergences entre histoire et sociologie. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 201-202, n. 1, p. 106-111, 2014.
COHEN, Deborah; MANDLER, Peter. The History Manifesto: a critique. American Historical Review, Indiana, v. 120, n. 2, p. 530-542, 2015.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área: Área 40. História. CAPES. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/40_hist_docarea_2016.pdf. Acesso em: 7 jul. 2021.
DALFRÉ, Andrea Liz. Por uma história (in) disciplinada: historiografia, teoria da história e politização do saber. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 41, n. 86, p. 207-214, 2021.
DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx: l´état de la dette, le travail du deuil et la nouvelle Internationale. Paris: Editions Galilée, 1993.
DORAN. Robert. Choosing the past: Hayden White and the Philosophy of History. In: DORAN, Robert (ed.). Philosophy of History after Hayden White. London, New Dehli, New York, Sydney: Bloomsbury, 2013. p.1-33.
ELIAS, Amy J. Metahistorical Romance, the Historical Sublime, and Dialogic History. Rethinking History, Londres, v. 9, n. 2-3, p. 159-172, 2005.
FABIANI, Jean-Louis. À quoi sert la notion de discipline? In: BOUTIER, Jean; PASSERON, Jean-Claude; REVEL, Jacques. Qu’est-ce qu’une discipline? Paris: EHESS, 2006. p. 11-34.
FRIEDLANDER, Saul. Probing the Limits of Representation: Nazism and the “Final Solution”. London, Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1992.
GILLIS, John. Introduction. Memory and Identity: the History of a Relationship. In: GILLIS, John (ed.). Commemorations: The Politics of Nacional Identity. Princeton: Princeton University Press, 1994. p. 3-26.
GINGRAS, Yves; PRUD’HOMME, Julien. Les collaborations interdisciplinaires: raisons et obstacles. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 210, p. 40-49, 2016.
GINGRAS, Yves; PRUD’HOMME, Julien.; LARIVIÈRE, Vincent. “Interdisciplinarité”. In: GINGRAS, Yves; PRUD’HOMME, Julien.; LARIVIÈRE, Vincent. Sciences, technologies et sociétés de A à Z. Montréal: Presses de l’Université de Montréal, 2015. p. 133-135. [Publicado em 17 julho 2018]. Disponível em: <http://books.openedition.org/pum/4321>. Acesso em 08 jul. 2021.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
HEILBRON, Johan; BOKOBZA, Anais. Transgresser les frontières en sciences humaines et sociales en France. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 210, p. 108-121, 2016.
HEILBRON, Johan; GINGRAS, Yves. La résilience des disciplines. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 210, p. 21-30, 2016.
HEILBRON, Johan. A regime of disciplines. Toward a historical sociology of disciplinary knowledge. In: CAMIC, Charles; JOAS, Hans. The dialogical turn. Roles for sociology in the post disciplinary age. Lanham: Rowman and Littfield, 2003. p. 23-42.
JABLONKA, Ivan. La historia es uma literatura contemporánea. Manifesto por las ciencias sociales. Buenos Aires: FCE, 2016.
JENKINS, Keith; MORGAN, Sue; MUNSLOW, Alun (ed.). Manifestos for history. New York: Routledge, 2007.
KLEINBER, Ethan; SCOTT, Joan W; WILDER, Gary. From the authors of the “Theses on Theory and History”. Critical Inquiry, Chicago, 2018a. Disponível em: https://critinq.wordpress.com/2018/07/10/from-the-authors-of-the-theses-on-theory-and-history/. Acesso em: 5 jul. 2021.
KLEINBER, Ethan; SCOTT, Joan W; WILDER, Gary. Theses on Theory and History. Wild On Collective, 2018b. Disponível em: http://theoryrevolt.com/. Acesso em: 5 jul. 2021.
LACAPRA, Dominick; KAPLAN. Steven. Modern European Intellectual History. Ithaca, London: Cornell University Press, 1982.
LAMONT, Michèle. How Professors Think. Inside the Curious World of Academic Judgment. Cambridge: Harvard University Press, 2009.
LAMY, Jérôme; SAINT-MARTIN, Arnaud. La frontière comme enjeu: les Annales et la Sociologie. Revue de Synthèse, Paris, t. 131, 6. série, n. 1, p. 99-127, 2010.
MESURE, Sylvie; SAVIDAN, Patrick (ed.). Dictionnaire des Sciences Humaines. Paris: PUF, 2006.
MUDROVCIC, María Inés. El retorno de la historia retórica y lo sublime histórico: el fin de la política moderna de la representación histórica. In: TOZZI, Verónica; LAVAGNINO, Nicolás (org.). Hayden White, la escritura del pasado y el futuro de la historiografia. Sáenz Peña: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2012. p. 91-98.
MUDROVCIC, María Inés. Políticas del tempo, políticas de la historia. ¿Quiènes son mis contemporáneos? ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 7-14, 2018.
NICOLAZZI, Fernando. Culturas de passado e etnocentrismo: o périplo de tláloc. In: ÁVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Milfontes, 2019. p. 211-243.
NOVICK, Peter. That Noble Dream: the ´Objectivity Question´ and the American historical profession. Cambridge: Harvard University Press, 1988.
OLIVEIRA, Maria da Glória. Os sons do silêncio: interpelações feministas decoloniais à história da historiografia. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 11, n. 28, p.104-140, 2018. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1414. Acesso em: 24 ago. 2021.
PEREIRA, Ana Carolina Barbosa. Precisamos falar sobre o lugar epistêmico na Teoria da História. Tempo & Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 88-114, 2018.
RENISIO, Yann. L’origine sociale des disciplines. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 210, p. 449-467, 2016.
RICOUER, Paul. La memoria, la historia y el olvido. Madrid: Trotta, 2003.
ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade. São Paulo: Editora da Unesp, 2019.
ROSEN, Rebecca J. The slow-science manifesto: ‘We don´t Twitter’. The Atlantic, Boston, jul. 2011. Disponível em: https://www.theatlantic.com/technology/archive/2011/07/the-slow-science-manifesto-we-dont-twitter/242770/. Acesso em: 8 jul. 2021.
RUFER, Mario. Nación y condición poscolonial: sobre memoria y exclusión en los usos del pasado. In: BIDASECA, Karina Andrea (org.). Genealogías Críticas de la Colonialidad en América Latina, África, Oriente. Buenos Aires: CLACSO, 2016. p. 275-296.
SALOMON, Marlon. Heterocronias. In: SALOMON, Marlon (org.). Heterocronias. Estudos sobre a multiplicidade dos tempos históricos. Goiânia: Edições Ricochete, 2018. p.8-38.
SCOTT, Joan Wallach. On the judgment of history. New York: Columbia Press University, 2020.
SETH, Sanjay. Humanidades, universalismo e diferença histórica. Vitória: Milfontes, 2021.
SORÁ, Gustavo; BLANCO, Alejandro. Unity and fragmentation in the Social Sciences in Latin America. In: HEILBRON, Johan; SORÁ, Gustavo; BONCOURT, Thibaud. (ed.). The Social and Human Sciences in Global Power Relations. Springer Verlag., 2018. p. 127-152.
TOZZI, Verónica; LAVAGNINO, Nicolás (org.). Hayden White, la escritura del pasado y el futuro de la historiografia. Sáenz Peña: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2012.
TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Revista Tempo, Niterói, v. 24, n. 2, p. 187-205, maio/ago. 2018.
TURIN, Rodrigo. Tempos precários: aceleração, historicidade e semântica neoliberal. Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2019. (Coleção Pequena Biblioteca de Ensaios).
VALDERRAMA, Miguel (ed.). ¿Qué es lo contemporáneo? Actualidad, tempo histórico, utopías del presente. Santiago del Chile: Ediciones Universidad Finis Terrae, 2011.
VALIM, Patrícia; AVELAR, Alexandre de Sá e BEVERNAGE, Berber. Negacionismo: história, historiografia e perspectivas de pesquisa. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 42, n. 87, p. 13-36, 2021.
VAN RAAN, Anthony. The Interdisciplinary Nature of Science: Theoretical Framework and Bibliometric Empirical Approach. In: WEINGART, Peter; STEHR, Nico. (dir.), Practising Interdisciplinarity. Toronto: University of Toronto Press, 2000. p. 66-78.
WEINGART, Peter. Interdisciplinarity: The Paradoxical Discourse. In: WEINGART, Peter; STEHR, Nico. (dir.). Practising Interdisciplinarity. Toronto: University of Toronto Press, 2000. p. 25-41.
WHITE, Hayden. Afterword. In: JENKINS, Keith; MORGAN, Sue; MUNSLOW, Alun (ed.). Manifestos for history. New York: Routledge, 2007. p. 220-231.
WHITE, Hayden. The Politics of Historical representation: Discipline and De-Sublimation. Critical Inquiry,Chicago, v. 9, n. 1, p. 113-137, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lidiane Soares Rodrigues, María Inés Mudrovcic, Alexandre de Sá Avelar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio de manuscrito para a revista garante aos seus autores a manutenção dos direitos autorais sobre o mesmo e autoria que a revista realize a primeira publicação do texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.