Um perfil da história disciplinar

carreira acadêmica e poder masculino no arquivo pessoal da historiadora Adeline Daumard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1703

Palavras-chave:

Historiografia francesa, Historiografia brasileira, Gênero

Resumo

Este artigo analisa como o arquivo pessoal da historiadora francesa Adeline Daumard molda um perfil da disciplina História. Entrando nas tensões sexuadas constitutivas do campo disciplinar, percorremos com ela alguns elementos do trabalho cotidiano de uma historiadora e sublinhamos, a partir de suas experiências, a complexidade do fato de ser uma mulher no meio acadêmico francês. Recortando e agrupando culturas pessoais de arquivamento, também destacamos o encontro com o Brasil, onde Adeline é acolhida por uma rede intelectual feminina que dialoga com sua forma de fazer história e impulsiona sua carreira. Mobilizando o gênero enquanto lente de percepção, caminhamos pelo Fonds Daumard, depositado no Archives Nationales francês, sexualizando seu corpus a fim de observar como papéis sociais se exibem nesse espaço e significam relações de poder que deslegitimam carreiras acadêmicas femininas. 

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Biografia do Autor

Daiane Machado, Universidade Estadual Paulista

Daiane Machado é doutora e pós-doutora em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), 2017-2021, realizou estágio de pós-doutorado em História no Institut d’Histoire du Temps Présent (BEPE 2018-2019), Paris. Tem trabalhos nas áreas de história da historiografia, história intelectual e estudos de gênero.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

MACHADO, D. . Um perfil da história disciplinar: carreira acadêmica e poder masculino no arquivo pessoal da historiadora Adeline Daumard. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 36, p. 289–318, 2021. DOI: 10.15848/hh.v14i36.1703. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1703. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História como (In)disciplina