Ilustração, história e ecletismo: considerações sobre a forma eclética de se aprender com a história no século XVIII

Autores

  • Ana Rosa Cloclet da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i4.137

Palavras-chave:

Ecletismo, Reformismo, Historiografia.

Resumo

Nas reflexões que seguem, pretende-se tecer algumas correlações entre o perfil assumido pelailustração portuguesa, desde meados do Setecentos, o tratamento dispensado por seusprotagonistas às questões de método e a forma como estas articulam-se a uma dada concepçãoda História que, de disciplina subsidiária ao ramo da Filosofia, vai assumindo papel crucial natarefa imposta à geração seguinte ao consulado pombalino: aquela que primava pelo aprendizadocom o passado, na tentativa de reverter os males atravessados por Portugal e salvaguardar aintegridade imperial.

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Publicado

2010-06-28

Como Citar

DA SILVA, A. R. C. Ilustração, história e ecletismo: considerações sobre a forma eclética de se aprender com a história no século XVIII. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 3, n. 4, p. 75–87, 2010. DOI: 10.15848/hh.v0i4.137. Disponível em: https://historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/137. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "A historiografia em época de crise: 1750-1850"