Modo de ser historiadora: Cecília Westphalen no campo historiográfico brasileiro da segunda metade do século XX

  • Daiane Vaiz Machado Programa de Pós-graduação em História, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita", Campus de Assis.
Palavras-chave: História intelectual, Historiografia brasileira, Campo historiográfico

Resumo

Este estudo investiga algumas faces do percurso intelectual de Cecília Westphalen (1927-2004). Buscamos interpretar seu modo de ser historiadora nas tensões do campo historiográfico brasileiro da segunda metade do século XX, tempo de delineamento do ofício a partir da instituição universitária. Foi na prática da história econômica e social quantitativa à la Annales, que aprendeu nos deslocamentos historiográficos à École Pratique des Hautes Études, que Westphalen fundamentou seus projetos de pesquisa e diretrizes para o ensino. Para compreendê-los, acena-se fundamental a historicização dos seus encontros e desencontros acadêmicos configurados em diferentes espaços de sociabilidade e produção do conhecimento, como a Universidade Federal do Paraná, a Associação dos Professores Universitários de História e a Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica. Para tanto, mobilizamos a produção intelectual de Westphalen, a sua rede de correspondência, anais de eventos e atas de reuniões departamentais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Vaiz Machado, Programa de Pós-graduação em História, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita", Campus de Assis.
Sou graduada em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/PR (2008), Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista -UNESP, Assis/SP. Realizo pesquisas na área de História Intelectual, Historiografia brasileira e História do Paraná.
Publicado
2017-01-31
Como Citar
MACHADO, D. V. Modo de ser historiadora: Cecília Westphalen no campo historiográfico brasileiro da segunda metade do século XX. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 9, n. 22, 31 jan. 2017.
Seção
Dossiê "Historiadores e historiadoras, esses desconhecidos: Quem e como se escreve a História"