Pintura de uma paisagem

História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography

A revista História da Historiografia é um periódico interinstitucional patrocinado pelos Programas de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenada pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Sua publicação se insere no âmbito de grupos e núcleos de pesquisa de Universidades brasileiras e estrangeiras das áreas de teoria da História e história da historiografia. A revista tem como missão a divulgação do conhecimento das áreas de teoria da História, história da historiografia e outras afins no intuito de fomentar o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisas entre investigadores dessas áreas correlatas, através da publicação de artigos inéditos que, após o processo de avaliação editorial, sejam considerados relevantes às discussões de tais campos. Além de pesquisas originais, incentiva-se a produção de artigos de debate historiográfico que resenhem criticamente publicações recentes pertinentes aos temas relacionados com as áreas de conhecimento que configuram o escopo da publicação. A linha editorial da HH, desta forma, almeja a constituição de um espaço de livre acesso para o debate acadêmico por meio de publicações relacionadas à área.

História da Historiografia publica artigos inéditos e originais, artigos de dossiês temáticos e artigos de debate historiográfico que resenhem criticamente publicações recentes pertinentes aos temas relacionados com as áreas de conhecimento que configuram o escopo da publicação. 

 

Temos periodicidade quadrimestral e recebemos artigos em fluxo contínuo. Os interessados em enviar contribuições devem verificar as normas editoriais e as palavras-chave disponíveis.

História da Historiografia oferece acesso gratuito e integral a todo conteúdo deste site. Esta revista possui Qualis A1 e é indexada nos seguintes serviços: Scopus | ElsevierLatindex, REDIB, Sumários de Revistas BrasileirasGoogle AcadêmicoLivRe!Portal de Periódicos da CAPESWeb of Science (Via portal CAPES)European Reference Index for the Humanities.


 


v. 11, n. 28 (2018)

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Sumário

Editorial

Artigo

BING, Gertrud. A. M. Warburg. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, v. 28, p. 299–313, 1965.
BURCKHARDT, Jacob. Beiträge zur Kunstgeschichte von Italien: das Altarbild, das Porträt in der Malerei, die Sammler. Basel: C. F. Lendorff, 1898.
BURCKHARDT, Jacob. The civilization of the Renaissance in Italy. London: Penguin, 2004 [1860].
CADOGAN, Jean K. Domenico Ghirlandaio: artist and artisan. New Haven, London: Yale University, 2000.
DIDI-HUBERMAN, Georg. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [2002].
DIERS, Michael. Warburg aus Briefen: Kommentare zu den Kopierbüchern der Jahre 1905–1918. Weinheim: Acta Humaniora, 1991.
DROMMERT, René. Aby Warburg und die Kulturwissenschaftliche Bibliothek in der Heilwigstraße. In: GALITZ, Robert; REIMERS, Brita (Orgs.). Aby Warburg: »Ekstatische Nymphe... trauernder Flußgott« Portrait eines Gelehrten. Hamburg: Dölling und Galitz, 1995, p. 14–18.
FERNANDES, Cássio. O lugar de o retrato na pintura italiana do Renascimento na obra de Jacob Burckhardt.In: BURCKHARDT, Jacob. O retrato na pintura italiana do Renascimento. Campinas, São Paulo: Unicamp, Fap- Unifesp, 2012, p. 21–47.
FORSTER, Kurt. Introduction. In: WARBURG, Aby. The renewal of pagan Antiquity: contributions to the cultural history of the European Renaissance. Los Angeles: Getty Research Institute, 1999, p. 1–75.
GASPARY, Adolf. Geschichte der italienischen Literatur. Strassburg: K. J. Trübner, 1885.
GRIMM, Herman. Sandro Botticelli, Geburt der Venus und Frühling. Deutsche Literaturzeitung, v. 14, p. 690–692, 1893.
GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: an intellectual biography. 2a ed. Chicago: The University of Chicago, 1986 [1970].
HEYCK, Eduard. Die Mediceer. Bielefeld, Leipzig: Velhagen & Klasing, 1897.
JANITSCHEK, Hubert. Die Gesellschaft der Renaissance in Italien und die Kunst: vier Vorträge. Stuttgart: W. Spemann, 1879.
JANITSCHEK, Hubert. L.B.Alberti‘skleinerekunsttheoretische Schriften. Wien: W. Braumüller, 1877.
KAEGI, Werner. Das Werk Aby Warburgs: mit einem unveröffentlichten Brief Jacob Burckhardts. Neue Schweizer Rundschau, v. 1, n. 5, p. 283–293, 1933.
LADWIG, Perdita. Das Renaissancebild deutscher Historiker 1898–1933. Frankfurt am Main: Campus, 2004.
LADWIG, Perdita; TREML, Martin; WEIGEL, Sigrid. Die Nymphe und pagane Totenklage: Die Renaissance als Übergangszeitalter. Vorbemerkung der Herausgeber. In: Aby Warburg: Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010, p. 187–197.
LEVINE, Emily J. Dreamland of humanists: Warburg, Cassirer, Panofsky, and the Hamburg School. Chicago, London: The University of Chicago, 2013.
MCEWAN, Dorothea. Wanderstrassen der Kultur: die Aby Warburg – Fritz Saxl Korrespondenz 1920 bis 1929. Hamburg, München: Dölling und Galitz, 2004.
PRANGE, Regine. Die Geburt der Kunstgeschichte: Philosophische Ästhetik und empirische Wissenschaft. Köln: Deubner, 2004.
ROECK, Bernd. Der junge Aby Warburg. München: C. H. Beck, 1997.
RÖSCH, Perdita. Aby Warburg. Paderborn: Wilhelm Fink, 2010.
SAXL, Fritz. The history of Warburg’s library (1886–1944). In: GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: an intellectual biography. 2a ed. Chicago: The University of Chicago, 1986, p. 325–338 [1970].
SLOVIN, Francesca Cernia. Obsessed by art – Aby Warburg: his life and his legacy. [S.l.]: Xlibris, 2006 [1995].
SPRINGER, Anton. Bilder aus der neueren Kunstgeschichte. Bonn: Adolph Marcus, 1886 [1867]. 2 vol.
THODE, Henry. Franz von Assisi und die Anfänge der Kunst der Renaissance in Italien. Essen: Emil Vollmer, 1998 [1885].
WARBURG, Aby. Conferencia sobre Rembrandt. In: WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Akal, 2010 [1926], p. 173–178.
WARBURG, Aby. Der Eintritt des antikisierenden Idealstils in die Malerei der Frührenaissance. In: WARBURG, Aby. Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010 [1914], p. 281–310.
WARBURG, Aby. Flemish and Florentine art in Lorenzo de’ Medici’s circle around 1480. In: WARBURG, Aby. The renewal of pagan antiquity: contributions to the cultural history of the European Renaissance. Los Angeles: Getty Research Institute, 1999 [1901a], p. 305–307.
WARBURG, Aby. Flemish art and the Florentine early Renaissance. In: WARBURG, Aby. The renewal of pagan antiquity: contributions to the cultural history of the European Renaissance. Los Angeles: Getty Research Institute, 1999 [1902a], p. 281–303.
WARBURG, Aby. FlorentinischeWirklichkeitundantikisirender Idealismus. In: WARBURG, Aby. Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010 [1901b], p. 211–233.
WARBURG, Aby. Francesco Sassetti’s last injunctions to his sons. In: WARBURG, Aby. The renewal of pagan antiquity: contributions to the cultural history of the European Renaissance. Los Angeles: Getty Research Institute, 1999 [1907], p. 223–262.
WARBURG, Aby. Sandro Botticelli’s Birth of Venus and Spring. In: WARBURG, Aby. The renewal of pagan antiquity: contributions to the cultural history of the European Renaissance. Los Angeles: Getty Research Institute, 1999 [1893], p. 89–156.
WARBURG, Aby. The art of portraiture and the Florentine bourgeoisie. In: WARBURG, Aby. The renewal of pagan antiquity: contributions to the cultural history of the European Renaissance. Los Angeles: Getty Research Institute, 1999 [1902b], p. 185–221.
WARBURG, Aby. Vom Arsenal zum Laboratorium. In: WARBURG, Aby. Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010 [1927], p. 683–694.
Serzenando Alves Vieira Neto
Rafael de Bivar Marquese, Waldomiro Lourenço da Silva Júnior
Maria da Gloria de Oliveira
Pablo Francisco Alderete
Guilherme Bianchi
Julimar del Carmen Mora Silva
Flávia Varella

Em pauta

Carlos Fico, Claudia Wasserman, Marcelo de Souza Magalhães

Texto e documento historiográfico

Bolingbroke, a política, e os usos da história
Arthur Alfaix Assis
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Visconde de Bolingbroke


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